02 junho 2013

A eleita: Elfos domésticos

Eae galera! Se você assistiu e/ou leu a saga é bem provável que você, apenas, AME os elfos domésticos (se você não amar pelo menos o Dobby isso significa que você é uma pessoa má, que nem morrer merece; merece apenas ser mutilada ou ferida gravemente). No post de hoje eu vou falar sobre os elfos em geral e também sobre os principais elfos da série, inclusive sobre a Winky que foi excluída dos filmes, mas que marcou presença nos livros =)

Os elfos domésticos foram inspirados nos elfos e nos duendes e são criaturas criadas apenas para servir os seus senhores. Eles possuem poderes diferentes dos bruxos (um exemplo é a aparatação: bruxos não podem aparatar nos terrenos de Hogwarts, mas os elfos podem aparatar e desaparatar a vontade dentro da propriedade) mas que só são usados para servir a família a qual pertencem, com exceção do Dobby é claro, que fez uso dos seus poderes para alertar Harry dos perigos a que se submeteria caso voltasse para Hogwarts no segundo ano. Eles andam vestidos com trapos parecidos com fronhas de travesseiros.

Elfos domésticos devem ser fiéis aos seus senhores, não revelando segredos e nem ajudando a inimigos, por exemplo. Alguns elfos, como Winky, se sentem ofendidos ao serem libertados (Winky foi "demitida", pois encontraram-na com a varinha que tinha conjurado a marca negra durante a final da Copa Mundial de Quadribol, em Harry Potter e o Cálice de Fogo) e não aceitam pagamentos por seus serviços. Dobby, depois de ser libertado por Harry no segundo filme, foi trabalhar na cozinha de Hogwarts (para quem ainda não sabe: toda a comida consumida no castelo é feita por elfos domésticos), mas não aceitou o pagamento oferecido primeiramente por Dumbledore (10 galeões por semana) e preferiu receber um salário simbólico de 1 galeão por semana.

Hóquei: Hóquei foi o elfo que pertenceu a Hepzibah Smith. Voldemort a matou para que pudesse fazer da taça de Helga Hufflepuff uma horcrux (Hepzibah era descendente de Helga e tinha uma taça que havia pertencido a fundadora de Lufa-Lufa) e depois alterou a memória de Hóquei para que ela achasse que havia envenenado a sua senhora. Hóquei foi levada para Azkaban e morreu devido a idade avançada.

Winky: Winky serviu a família Crouch e sempre guardou os seus segredos (mesmo depois de ser libertada). Ela vivia deprimida pela cozinha de Hogwarts (para onde foi depois da liberdade) e embriagada de cerveja amanteigada (esse tipo de bebida não causa muito efeito em bruxos, mas nos elfos...). Sempre recriminou muito as atitudes de Dobby, o fato de ele se vestir normalmente e aceitar um pagamento era visto como uma falta de respeito pelos restante dos elfos que serviam na escola. 










Monstro: Monstro foi o elfo que serviu a família Black. Sempre foi fiel a sua senhora e a Régulo, mas odiava Sirius (que também não cooperava muito para ser amado pelo elfo) assim como odiava os integrantes da Ordem da Fênix, pois os considerava traidores do sangue (e por isso ele passou muitas informações preciosas a Bellatrix e aos Malfoy); Harry acabou culpando-o pela morte do padrinho (foi Monstro que deu informações a Bellatrix que levaram ao paradeiro de Sirius na noite em que ele morreu). No último livro ele acaba ajudando o trio de ouro, pois Harry o presenteia com o medalhão (falso) que pertenceu a Slytherin.

Dobby: (Owwnntt Dobby, I love you so much *-*) Dobby é o elfo mais querido de toda a saga, é ele quem ajuda Harry desde o segundo filme, ele é perfeito. Ele serviu aos Malfoy, quando levou uma vida bem miserável e sofrida, e, mesmo não gostando da vida que levava, sempre se castigava quando dava alguma pista, a Harry, dos horrores que aconteceriam quando a câmara secreta fosse reaberta. Depois de ser liberto passou a ser visto com maus olhos pelos outro elfos, por aceitar (e até exigir) pagamento e andar vestido normalmente.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione criou o F.A.L.E. (Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos domésticos) para tentar tirar os elfos das péssimas condições em que viviam. Não deu muito certo, até porque os elfos, em sua maioria, estão satisfeitos em servir a sua família (por mais que seja uma família malvada, tipo os Malfoy).

Eu considero os elfos criaturas bem fofas, eles são fiéis aos seus donos e mereciam ser bem tratados! Chorei horrores quando Dobby morreu (no livro, durante o filme eu não chorei :s) :/ Espero que vocês tenham gostado da postagem =)

Beijos, Bia Vieira.

P.S. Sugestões? Comenta aê!







7 comentários:

  1. Oieeee
    Tagueei vc la´no blog! Espero que goste!

    Beijos

    http://soueupri.blogspot.com.br/2013/06/tagselinho-4-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu sou potterhead, e não é a toa que amei a postagem!
    Eu gostaria muito de ter visto a Winky nos filmes, pois nos livros ela teve uma grande importância para a recuperação do Dobby após ser demitido e também por ter segurado a varinha no torneio de quadribol.
    Parabéns pela maneira que você escreve, é encantadora!
    Beijos,
    Isabella
    lendoumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Potterhead :D Também acho que a presença da Winky nos filmes era essencial, mas... Fazer o que, né? :/
      Obrigada :) Estou segundo o seu blog!
      Beijos, Bia Vieira

      Excluir
  3. Ola linda, tudo bem ?
    Estou passando aqui para conhecer o seu cantinho, pois você deixou o seu link
    em meu skoob e tive o interesse de vim aqui.
    E por conscidencia vc fez a resenha do livro que eu quero muito ler, porque depois
    que vi o filme, fiquei ENCANTADA. É maravilhoso pra falar a verdade. Vale a pena ser assistido.
    Até comentei sobre ele em meu blog (risos)

    Enfim...
    Eu gostei muito daqui e já estou te seguindo.
    Poderia me retribuir tbm ?
    Me segue e curta minha fanpage.
    Ficarei aguardando sua visitinha tbm
    bjos

    https://www.facebook.com/pages/I-Love-My-Books/176089529213381?ref=hl

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, que bom que gostou do nosso cantinho!!
      Já curti a sua fanpage e já estou seguindo o blog!
      Beijos, Bia Vieira =)

      Excluir
  4. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada António!
      Vou seguir seu blog sim :)
      Beijos, Bia Vieira

      Excluir