08 maio 2013

Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano


Tíulo: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 144

Sinopse

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Muito bem, eu estou aqui para dar a minha opinião sincera do que eu leio e independente do que todos pensam, aqui vai ela (só para esclarecer, pode parecer que eu estou dando spoiler mas tudo que eu disser aqui vocês vão ficar sabendo nas primeiras páginas então não se preocupem):

Thizi é uma garota rica, essa é a primeira verdade absoluta que sabemos no livro. Ela ganhou um carro novinho dos pais de aniversario. E vive em um apartamento em frete à praia na Barra da Tijuca. E é sustentada pelos pais porque não estuda nem trabalha. Ah, e falando nos pais dela, eles estão viajando pelo mundo (fazem isso durante 10 meses do ano, e nos outros dois vão para casa planejar a próxima viajem) porque são podres de ricos. E de quebra ela tem uma empregada para fazer tudo que ela quiser.
Então um dos meus grandes problemas com ela foi saber POR QUE RAIOS ela tem inveja da gêmea/igual a ela/clone/replay porque ela é mais rica. Sério Thizi? Não dá pra ser um pouquinho menos mimada?
A segunda verdade absoluta é a seguinte: ela é uma idiota. Eu não estou dizendo isso pra ser malvada ou qualquer coisa do tipo, é só que a garota tem 22 anos e age como uma pré-adolescente. Desde o começo do livro até mais ou menos, ahh o final eu acho, ela ficou chorando porque o namorado tinha traído ela. E eu aceito indignação e um pouco de choro sim, quer dizer, você não é traída e fica numa boa, mas ela se repetiu e repetiu e repetiu por mais de 60 páginas (detalhe; o livro tem 144 pág.) sobre como foi injusto o que ele fez com ela. Mas o mais ridículo é que essa não era a primeira vez que ele a trai, já aconteceu antes e ela só vai tomar uma providencia depois de 1 ano de namoro e enganações!
Aproveitando para falar do namorado dela, o cara se chama Tadeu. Da pena, né? Quer dizer, imagina esse garoto na infância e adolescência. Como os pais deles puderam dar esse nome ao filho? Pensa só, existem muitas rimas não muito legais para Tadeu e eu não ia querer expor o meu filho a isso... Aliás, todos os personagens tem nomes estranho; Thizi, Tito, Gabiru!
O livro todo parece uma grande repetição, ele quase não tem diálogos, e eu não estou dizendo que isso é ruim, eu gosto de livros que tem muita reflexão, mas nesse caso ficou cansativo. Claro que existe também uma parte aproveitável em todo o delírio de ‘eu sou uma vítima na história mesmo não tendo acreditado no meu melhor amigo quando ele me disse repetidas vezes que meu namorado me traia e só fui acreditar quando ele levou um soco do meu namorado para defender a minha honra’ (aquela história de amizade na frente de namoro não existe com ela, né?). O livro também fala sobre o medo que temos às vezes de tentar algo novo com medo de estragar o que já temos, e como é difícil chegar aos nosso sonhos, que vamos ter que passar por provações e obstáculos, mas o livro beirou à autoajuda.
E o meu problema não foi apenas com a personagem principal (acho que nunca odiei um personagem tão rápido assim), a autora também não me agradou. Eu nunca havia lido nada dela e vou pensar bastante antes de tentar outra vez, mas acho que ela não foi muito consistente.
Algumas vezes ela fala em abreviações e gírias deixando o livro mais descontraído e focando no público alvo, mas as vezes ela escreve tão gramaticalmente correto que beirou ao preciosismo! Sem falar que não combina em nada com o resto do livro ou com a personalidade dos personagens.
Outra coisa que me incomodo foi a falta de consistência na personalidade dos personagens. No começo do livro a personagem fala coisas ou faz afirmações sobre a sua personalidade ou a de outros personagens que acabam se contradizendo no decorrer da história.  Um exemplo ( e eu não vou me aprofundar com esse exemplo porque não quero dar spoiler) é o fato de Tito ser muito amigo de Gabiru, mas ele só demonstra isso uma única vez quando vai visita-lo no hospital (não é spoiler, a história já começa com ele no hospital) e depois age como se não fosse importante, não tem as reações certas para com o dito ‘amigo’.
Enfim, o livro não me agradou e sinceramente eu contei as páginas para chegar ao fim, mas vocês sabem que eu não gosto de livros muito românticos ou com muita cara de pré-adolescente (Lola e o garoto da casa ao lado que o diga), mas acho que todos devem ter suas próprias opiniões, então leiam o primeiro capítulo gastem seu dinheirinho suado e me digam o que acharam.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário