31 maio 2013

Resenha: Como viver eternamente - Sally Nicholls

Título: Como viver eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração

SinopseSam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos. 


 Bom, eu li esse livro no ano passado e eu ainda me lembro perfeitamente, então vocês podem imaginar que ele é muito bom (apesar de ser triste), é claro, se vocês acharem que eu tenho um bom gosto para escolher livros. Eu peguei ele emprestado de uma amiga porque ela tinha me dito que era muito bom, mas, se eu visse em uma livraria, pensaria: "pra que eu vou comprar isso, deve ser auto-ajuda!" E ainda bem que eu peguei emprestado porque não é um livro de auto-ajuda, na verdade é o tipo de livro que todo mundo deveria ler.

Sam tem 11 anos, é um menino curioso e ativo, mas que sofre de leucemia. Seu melhor amigo, Felix, que também tem leucemia, tem 13 anos e já se comporta mais como um adolescente (uma das coisas que Sam "inveja" nele).

Sam tem a ideia de escrever um livro e nele, juntamente com Felix, ele faz uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, por exemplo: quebrar um recorde do Guinness book, ver a Terra da Lua, assistir um filme de terror (sua mãe o proibia), beijar uma menina, entre outras coisas. No decorrer do livro eles vão realizando os feitos que Sam julgava impossíveis.

É importante também notar a sua preocupação com a morte, ele pensa em como o livro terminaria quando ele morresse, então ele bola um questionário que fosse colocado no final do livro com perguntas como: quando Sam morreu? Ele sentiu dor? Estava aonde? Como foi a sua morte?

O livro é muito fofo! Você consegue até rir com as "aventuras" de Sam e Felix, mas também chora bastante com eles :(







Nenhum comentário:

Postar um comentário