03 maio 2013

Por trás das páginas: Frankenstein X Drácula


 
 
 
 
 
     
 
 
 
 
 
 
 
Muito bem, vamos começar uma ‘nova’ coluna aqui no blog chamada Por trás das páginas. O ‘nova’ está em parenteses porque eu já fiz uma postagem dessa coluna antes, mas não a apresentei como estou fazendo agora (Confusão de Capas - Academia de Vampiros). Nessa coluna eu vou falar sobre coisas que acontecem nos bastidores do processo de criação dos livros, basicamente curiosidades e esclarecimentos sobre algumas coisas. Eu não vou estipular agora um tempo para essas postagens; pode ser toda a semana, a cada 15 dias, todo mês, tudo vai depender de quando as ideias forem surgindo.
Bom, para ‘começar’ nada melhor do que clássicos, não é? Eu estava pensando depois da minha resenha de Jekel Loves Hyde da Beth Fantaskey que a maioria das pessoas não conhece muito da literatura gótica então eu decidi fazer um post falando de um dos maiores clássicos (e que eu tenho certeza de que todo mundo já ouviu falar): Frankenstein e Drácula. Mas o que poucas pessoas sabem é que os dois livros começaram pelo mesmo motivo (sério, essa é uma das histórias mais fascinantes que eu conheço, se um dia você encontrar comigo eu provavelmente vou falar sobre como esses dois livros foram criados até você implorar para eu parar).

Começando por Frankenstein. Em 1816 (essa não vai ser uma palestre de história chata então continue lendo!) Mary Godwin, Percy Shelly e o filho do casal (detalhe: eles não eram casados, Percy tinha uma esposa que algum tempo depois se suicidou e então os dois se casaram) viajaram para Genebra para passar o verão com o poeta Lord Byron e John Polidori.
Acontece que nessa época um vulcão chamado Tambore, localizado na Indonésia, entrou em erupção (foi a maior erupção já registrada na Terra O.O) e modificou o clima no mundo todo, e o ano de 1816 passou a ser conhecido como Ano Sem Verão. Resultado: todos ficaram presos em casa durante a maioria do tempo devido aos temporais.
Para passar o tempo eles liam histórias de fantasmas e devido à brilhante ideia de Lord Byron os quatro começaram a escrever histórias de fantasmas. Todos começaram com seus contos mas Mary foi a única que não conseguiu nada. Ela estava decidida a criar uma ‘uma estória que falasse aos misteriosos medos nossa natureza e despertasse um espantoso horror’. Uma tarde ela estava assistindo uma conversa entre Percy Shelley e Lord Byron sobre as experiências do poeta Erasmus Drawin, que dizia ter animado matéria morta e sobre a possibilidade de reanimar um cadáver ou partes de um corpo. Eu não preciso falar mais nada, né?
Mary Godwin (é muito estanho não falar Mary Shelley) começou a escrever uma história curta, mas encorajada por Percy ela expandio o que posteriormente virou Frankenstein e que é considerado um dos maiores clássicos da literatura gótica.
Ai você me pergunta: O que isso tem a ver com Drácula?
Se lembra de John Willian Polidori, aquele terceiro cara que estava no chalé? Ele também escreveu uma história naquele mesmo verão chamada The Vampire que foi publicada em 1819 e foi considerada a primeira história de vampiro que teve sucesso em colocar o vampirismo em um gênero literário, antes só algumas histórias, lendas e mitos.

Polidori consegui influenciar muitos escritores como Nikolai Gogol, Alexandre Dumas (que faz uma referência direta a Lord Ruthwen, personagem principal de The Vampire, em O Conde de Monte Cristo), Alexis Tolstoy e também Bran Stoker que posteriormente se inspirou nessa e algumas outras obras para criar Drácula <3, que foi publicado em 1897.

Detalhe: Sir Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Homes, escreveu uma carta para Stoker dizendo ‘Eu escrevo para lhe dizer o quanto eu gostei de ler Drácula.’ Isso é honra para poucos.

Bom, agora vocês podem perceber porque eu gosto tanto dessa história. Ela é completamente incrível! Imagine só; se o vulcão Tambore não tivesse entrado em erupção talvez nós não tivéssemos Frankenstein, Drácula e tantos outros livros que se inspiraram nesses. Talvez até fossemos poupados do ultraje que é Crepúsculo, mas acho que é um preço pequeno a se pagar por Drácula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário