30 janeiro 2013

Estilhaça-me - Tahereh Mafi



Títilo: Estilhaça-me (Shatter me)
Autora: Tahereh Mafi (Autor de quinta)
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 304
Sinopse:
 Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

A primeira coisa que eu notei nesse livro foi a capa, e como eu normalmente não gosto de capas com pessoas, eu nem me interessei por ele, foi quando eu vi o título. Eu achei diferente por isso pensei em ler a sinopse. Como uma grande fã de mutantes e coisas do gênero, eu decidi dar uma chance a ele, e quando eu o ganhei de presente foi exatamente isso que fiz.
O livro é narrado por Juliette e podemos ver o mundo por seus olhos, o que é no mínimo confuso. Como ela não vê ou fala com ninguém há 264 dias ela se desprende um pouco da realidade e a mente dela fica vagando solta por ai. Tahereh criou uma personagem que estava aos poucos enlouquecendo e como somos introduzidos na mente dela podemos sentir a intensidade disso.
O livro todo é cheio de repetições, e eu ouvi muitos leitores reclamarem disso e até dizerem que eram desnecessárias, mas para mim isso foi essencial para mostrar a situação dela. Na capa da pra ter um gostinho das frases riscadas que estão presentes em todo o livro, e elas são uma espécie de pensamento que Juliette não deveria ter tido, ou tenta negar, mas que apesar disso continuam lá. Também ouvi leitores que não gostaram ou se acostumaram com isso, mas eu sinceramente não me importei, coisa que não posso dizer das pausas constantes, a falta de vírgulas e das inúmeras vezes em que ela parou para literalmente contar os segundos, dias, batidas do coração, rachaduras na parede, sorrisos e até cafés da manhã!
A história começa com a introdução de Adam na cela de Juliette e isso desperta nela sentimentos de medo à felicidade. As repetições aumentam quando ela o descreve e se questiona se está realmente louca por causa das emoções que esse novo inquilino desperta. O romance dos dois não é meloso, até porque a história não dá espaço para isso, seu foco principal é Juliette, seus poderes e o que ela vai fazer com eles e não “Será que o casalzinho vai ficar junto no final?”, e eu devo um OBRIGADA à Tahereh por não me fazer ter vontade de vomitar.
Como somos limitados às informações que Juliette conhece, e como ela está isolada há muito tempo não sabemos o que realmente está acontecendo e mesmo depois que ela é levada para uma Célula do Reestabelecimento - do qual a única coisa que se sabe é que é um governo opressor, trazendo distopia à história - não é explicado como o mundo chegou àquele caos ou qualquer coisa do tipo.
Agora sobre Warner, o vilão, a única maneira que eu consigo imaginá-lo é como um garotinho louco. Ele parece muito frágil e apesar de todo o medo que evoca nas pessoas e do poder que tem, ele parece com uma criança brincando de ser gente grande, e eu realmente tive pena dele na maior parte do enredo por ele ser uma pessoa tão infinitamente perdida.
Eu achei o final um pouco clichê, mas me deixou intrigada para descobrir o que acontece no próximo livro (Estilhaça-me é uma trilogia). Tahereh está de parabéns por conseguir fazer uma narrativa tão bem estruturada e fiel à personalidade meticulosamente delineada de Juliette por todo o livro. Eu definitivamente recomendaria Estilhaça-me, quem for ler não vai se arrepender, e para quem quiser começar,  aqui está o primeiro capítulo.


Estilhaça-me é seguido por três livros apesar de ser uma trilogia. O segundo livro da série é Unravel me (Desvenda-me) e entre esses dois está Destroy me (Destrua-me) que é um e-book contado pelo ponto de vista de Warner.
Os próximos livros serão lançados com uma nova capa que eu, particularmente, acho mais bonita, apesar de achar que nenhuma tem qualquer relação com a história.
 
Aqui está o canal do YouTube da autora e apesar dos vídeos não terem legenda eles tem muitas informações legais.

2 comentários:

  1. Aiiiiiiiiii quero muito ler esse livro! *------------*
    Eu estou com ele aqui para ler, mas tenho outros livros na frente. mas de fevereiro essa leitura não passa!
    Adorei a resenha, parabéns *-*

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu tenho o livro Estilhaça-me e pretendo ler em breve.
    Confesso que não curto muito esse recurso das frases riscadas, nem em livros nem em blogs. Mas vamos ver, a ideia de que trata de mutantes me agrada um pouco, mas vamos ver.
    Devo dizer que eu achei as capas originais bem mais bonitas, embora eu não saiba o que os olhos tenham a ver com a história.
    Abraço!
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir